10 de setembro de 2011

Ninfomaníaca - Perfis de personagens

Perfis de personagens por Alex Giostri.

Uma personagem ninfomaníaca é muito interessante de se conceber. Geralmente personagens ninfomaníacos são femininos. Mas há a ninfomania no homem, naturalmente. Mas no homem é logo taxado de promiscuidade.

A ninfomania é a busca compulsiva por sexo. É o prazer insaciável. É a dependência por relações novas e fortuitas. O prazer na ninfomania é o menos importante de se pesquisar para a concepção. O interessante é tentar entender o que leva a personagem à busca, ao querer o inesperado; é interessante tentar buscar a raiz disso tudo e, fundamentalmente, tentar entender a falta que a move àquilo que busca incansavelmente.

A personagem ninfomaníaca, por mais que esteja atrelada ao gozo e ao prazer, o que a move realmente é a escravidão e a punição. Punição de algo que não sabemos e, possivelmente, nem ela mesma.

O que busca, na realidade, não é a pessoa nova, mas a sensação antiga, a excitação guardada numas das caixinhas de emoções; a ato repetitivo não é uma busca pela novidade, mas sim um círculo vicioso pelo já vivido e concretizado internamente. Sob essa suposição, pode-se pensar, inclusive, que na busca pelo outro, pelo objeto sexual, o que está em jogo não é o outro, mas a sede de uma satisfação interna. Como se o outro se transformasse em mero passatempo, um brinquedo novo.

Se o ator quiser ir além, que vá pelas questões dos motivos primários que levaram tal personagem à ninfomania. Uma ninfomaníaca pode ser apenas uma pervertida. Neste caso, é ideal que se busquem dados da perversão e de suas redes de ligamento emocional.


Saiba mais sobre o autor passeando pelo site.

0 comentários:

 
Design by Daniel Pweb