10 de setembro de 2011

Alcoólatra - Perfis de personagens

 Perfis de personagens por Alex Giostri.

Personagem muito comum no universo da ficção, o bêbado geralmente é construído de uma maneira não tão fiel a um bêbado no mundo real. O bêbado na ficção costuma ser apresentado como aquele que tropeça e quase cai.

O ator, ao buscar as informações, opta por um excessivo trabalho de desequilíbrio físico quando, na realidade, um bêbado no mundo real não quer demonstrar que está embriagado. Ao contrário, sua busca, a do bêbado, é exatamente a oposta. Quer porque quer estar em pleno vigor; o bêbado não quer tropeçar nem quase cair. Quer o equilíbrio perdido. E essa relação altera totalmente a concepção.

Há uma diferença entre o homem que bebe casualmente e fica bêbado e o alcoólatra. Nem todo bêbado é alcoólatra. O alcoólatra não pode beber. Perde o domínio de sua vida, não produz socialmente, e a bebida só o faz afundar. É escravo do álcool e o que busca é a embriagues, uma possível fuga.

Para o alcoólatra qualquer acontecimento é motivo de uma dose, um gole. Sua dependência pode o deixar violento, agressivo, omisso, tímido, desbocado, enfim, não há uma só característica para pontuarmos; do alcoólatra tudo se espera. E é assim que deve ser pensado.

Um olhar interessante para a concepção é que o ator pense a trajetória de seu personagem até o momento da ação. Que pense o porquê tudo está como está e o porquê o personagem chegou nesse limite.



Saiba mais sobre o autor passeando pelo site.

0 comentários:

 
Design by Daniel Pweb