10 de setembro de 2011

Neurótico - Perfis de personagens

Perfis de personagens por Alex Giostri.

O neurótico que conhecemos é aquele homem com os nervos à flor da pele. No termo psicanalítico a neurose é uma doença emocional que produz inúmeros sintomas, todos repletos de uma ansiedade incontrolável.

A neurose está atrelada a uma maneira de a pessoa agir e reagir na vida. Geralmente as ações e reações dessa pessoa são muito singulares e muito distantes das atitudes mais convencionais, aquelas mais facilmente reconhecíveis e aceitáveis por toda a sociedade.

O neurótico da ficção não deve representar temor. Suas atitudes no máximo serão auto-destrutivas, o que não prejudicará ninguém a não ser a si mesmo.

O neurótico na ficção pode ter se tornado neurótico por inúmeros motivos e o que o diferenciará e o direcionará para o drama ou para a comédia será realmente a causa e a maneira que reagirá sobre a situação.

O ator que quiser construir uma personagem neurótica com detalhes singulares e com requinte deve procurar, mesmo que subjetivamente (o que é mais provável), a causa da neurose. Através da causa é que se desenhará uma reação e a maneira de agir no decorrer da narrativa.

É fundamental que o ator faça uma breve pesquisa de campo para compreender um pouco mais sobre as neuroses e seus sintomas.


Saiba mais sobre o autor passeando pelo site.

0 comentários:

 
Design by Daniel Pweb